quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Topo Gigio 40 anos


Este ano, o personagem infantil Topo Gigio está completando 40 anos de televisão no Brasil. O ratinho arrebatou a audiência do público infantil brasileiro entre 1969 e 1971. O personagem Topo Gigio nasceu na Itália, em 1958, criado por Maria Perego. Ele media 30 cm de altura e mais 8 cm de orelha. Na Itália, sua voz era feita pela atriz Gina Lollobrigida.
Responsável pela estreia de Topo Gigio no Brasil, o programa “Mister Show” era apresentado por Agildo Ribeiro e ia ao ar pela Rede Globo às quintas-feiras, no período da noite. No programa, Topo Gigio contracenava com a “namoradinha do Brasil” Regina Duarte. “Ele é uma figura maravilhosa”, derretia-se Regina.O ratinho politicamente correto sempre dizia frases meigas com seu sotaque italiano, ensinava boas lições às crianças e gostava de cantar sucessos da época como a já citada ”Meu Limão, Meu Limoeiro” e “Calhambeque”:
Só que alguns comediantes começaram a pegar no pé do ratinho - Chico Anysio, por exemplo, fazia imitações irônicas, insinuando que o ratinho era “afeminado”. A polêmica brincadeira envolvendo o personagem acabou motivando a criação de uma namorada para ele, batizada de Rose.O programa do Topo Gigio deixou de ser exibido em 1971. Ele ainda ensaiou uma volta para a televisão ao longo da década de 1980, na rede Bandeirantes. O personagem contracenou com o ator Ricardo Petraglia, chamado de “Dick” pelo ratinho. Neste episódio de 1987, Topo Gigio inclui em suas orações os presidentes dos Estados Unidos e da antiga União Soviética e deseja boa noite para a atriz Fernanda Montenegro
bjosnãomeliga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário